Registre seu livro aqui!

Registre seu livro e proteja seus direitos autorais (copyright) antes de sair publicando por ai!

Muitos escritores estão tão ansiosos para ver seu livro publicado que acabam descuidando do básico e saem publicando o livro inteiro (ou trechos dele) em sites, aplicativos, plataformas de auto publicação, etc… isso é um erro enorme!

Na verdade até mandar para alguém “diagramar” antes de ter o original protegido já é arriscado, não são raros os casos em que um desses diagramadores que se oferece na internet pegou o original e publicou ou até vendeu, isso acontece muito com material acadêmico, teses de mestrado, doutorado e até TCC, mas também ocorre com livros, sabia?

O conceito básico do direito autoral é de que, é considerado autor, quem tem a prova mais antiga, o problema é que nem toda prova é aceita em uma disputa judicial, para ser uma prova de anterioridade válida precisa ter algumas características especiais.

  • Tem que ter como comprovar o conteúdo e que ele não foi modificado.
  • Tem que ter como comprovar a data, sem possibilidade de fraude.

Nesse sentido o nosso registro é imbatível! Nosso sistema comprova data e conteúdo de forma redundante, inviolável e auditável. Isso é possível através do uso de diversas tecnologias já aceitas nos tribunais de diversos países e atendendo às exigências da Convenção de Berna (que regulamenta o Direito Autoral em 168 países) e outros 2 tratados internacionais!

Registro antes da revisão? Da leitura crítica? 

Sim! Você deve registrar seu original assim que terminar de escrever, inclusive antes de enviar para a editora, para um revisor e antes mesmo de mandar para um amigo, parente e para a editora, claro! Isso evita o risco de vazamento do original, se for necessário a Editora faz um novo registro, aliás elas sempre fazem, para poder regular a divisão dos direitos patrimoniais.

 

Ao proteger o original “cru” você reduz o seu risco em até 93%!

 

E o ISBN?

Tem muita gente que acha que o ISBN serve para proteção do direito autoral, mas isso não é verdade, sua função é outra, na verdade ele tem uma

função muito mais comercial do que qualquer outra coisa, tanto que para fazer o registro do ISBN você não precisa fornecer o original, apenas informar a quantidade de páginas, só isso já o descaracteriza como prova de anterioridade.

 

Quanto custa?

A maioria das pessoas acha que custa caríssimo registrar o direito autoral de um livro, mas você sabe quanto custa cada registro no Avctoris?

 

Demora muito pra sair o registro?

O Avctoris foi desenvolvido para solucionar os 4 problemas enfrentados pelos autores na hora de proteger seus trabalhos, ou seja:

  • Burocracia insana;
  • Falta de segurança no registro;
  • Custo absurdo (pode passar de R$ 3.000,00);
  • Prazo gigantesco (pode demorar mais de 6 meses).

Então, fique tranquilo, o nosso registro sai em pouquíssimo tempo, não é “instantâneo” porque alguns procedimentos tem que ser feitos por e-mail (veja as instruções no tutorial) pode demorar até 24 horas, mas geralmente leva pouco mais de 20 minutos, dependendo do seu provedor, sistema de e-mail, etc…

Tutorial passo-a-passo (Direito Autoral/Copyrigh)

Viu como é simples?

Registre seu livro agora mesmo!

Não corra mais riscos, proteja seu livro antes de divulgar para qualquer um, proteja-se da pirataria e do plágio!

123 thoughts on “Registre seu livro aqui!

    1. Alessandro,

      A princípio sim, mas se quiser fazer um registro parcial também pode, mas não temos como “acrescentar” nada no registro finalizado (até pra evitar fraudes, né?) então, caso registre a obra inacabada você teria que fazer um novo registro quando ela for finalizada/revisada, daí é fácil vincular os dois, basta informar no campo de INFORMAÇÕES ADICIONAIS algo mais ou menos assim: Este é um registro complementar ao registro [número do certificado do primeiro registro], obra inacabada.

      Essa informação fica gravada no 3º QRCode do certificado, assim não tem erro nem fraude!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

        1. Carlos,

          Pode, mas só recomendo se você realmente tem a necessidade de publicar ou divulgar sua obra antes da conclusão, no formato de episódios ou capítulos, por exemplo, caso contrário recomendo terminar a obra e só registrar depois de finalizada.

          Atenciosamente,

          Rudinei Modezejewski

          1. Registrando com vocês eu terei garantida a minha segurança garantida sobre meus direitos autorais? Tipo certificado que a obra foi registrada e é minha? Terei os mesmos direitos autorais garantidos que a Biblioteca Nacional diz ter?

          2. Wallace,

            Sim, nosso registro é realizado de acordo com a Convenção de Berna e ainda atende outros 2 tratados internacionais, portanto tem a mesma validade jurídica que qualquer outro registro similar, no Brasil ou no Exterior.

            Atenciosamente,

            Rudinei Modezejewski

    1. Ananias,

      Confesso que eu nunca publiquei nada no Whattpad, então não sei como é a plataforma deles, mas qualquer que seja a plataforma a proteção é do conteúdo, então não interessa o formato da publicação, você pode copiar os textos e colar em um PDF, por exemplo, registrar e publicar onde e no formato que quiser.

      Recomendamos sempre que possível o PDF porque é um formato aberto e que qualquer um abre sem necessitar programas pagos ou complexos, só isso, mas o sistema aceita qualquer formato de arquivo, mas recomendamos que você use o mais acessível possível para que, se um dia precisar comprovar seu registro, seja simples de fazê-lo.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      1. Olá Rudinei!
        é possível solicitar o registro com avctoris e, em seguida, solicitar o isbn para fins comerciais na Biblioteca Nacional sem precisar fazer e pagar o cadastro de pessoa física como autor editor?
        No aguardo para prosseguir com o procedimento.
        Att.
        Thiago Silva

        1. Thiago,

          São coisas diferentes, ISBN não protege o direito autoral e vice-versa, portanto, para o ISBN você deve seguir as regras do ISBN, não vamos misturar as coisas, ok?

          Atenciosamente,

          Rudinei Modezejewski

  1. Olá, Rudinei

    Tenho um livro registrado há cerca de um ano na biblioteca nacional. Tive que realizar duas averbações, mas o prazo deles é absurdo, mais de seis meses para conseguir uma resposta. Tenho já o registro e publiquei atualmente o livro na Amazon. No entanto, gostaria de fazer um registro da obra com o Avctoris também. Há problemas em registrar a obra no avctoris e ter ao mesmo tempo um registro mais antigo na biblioteca nacional?

    Att,

    Lúcia Lemos

    1. Lúcia,

      Não há impedimento ou inconveniente em registrar também no Avctoris, ambos os registros, assim como qualquer outro “registro” de Direito Autoral, inclusive no USCO (por exemplo) são PROVAS DE ANTERIORIDADE e nem deveriam ser chamados de “registro”, na minha opinião pessoal, um registro demanda que você verifique se há um registro anterior, mas POR LEI isso não acontece com o Direito Autoral, até porque não há a obrigatoriedade de qualquer registro formal, o que COMPROVA o registro é a PROVA DE ANTERIORIDADE mais antiga, no caso, suas atualizações tem relação direta com a obra original então você pode, inclusive, citar o número do registro na BN no campo de Informações Adicionais, assim você “vincula” os registros.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  2. Estou escrevendo um estudo sobre a interpretação da bíblia, coisa de mais ou menos 50 páginas, é necessário fazer o registro? Se necessário, como tenho que mandar o material para ser registrado?

    1. Claumir,

      Nenhum registro de direito autoral é “obrigatório”, mas se você considera que o uso por terceiros sem sua autorização ou, pior ainda, se um terceiro disser que ele é o autor do seu estudo, sim, é necessário o registro.

      Quanto ao procedimento peço que veja nosso tutorial, lá está tudo explicado em detalhes, ok?

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

    1. Larissa,

      A legislação brasileira é estranha, na minha opinião pessoal ela é no mínimo incoerente, pode, mas você precisará informar quem é seu “responsável” como se criar uma obra precisasse de uma autorização, enfim, Mozart ficaria traumatizado no Brasil.

      Atenciosamente,

      Rudinei

  3. Rudinei,

    E como eu posso informar quem é o meu responsável na hora de registrar minha obra no Avctoris?
    Um exemplo; na Biblioteca Nacional tem no formulário de requerimento de registro um espaço para registrar se for menor de 18 anos. Mas, eu não tenho uma certa confiança para registrar na Biblioteca Nacional. Além do prazo da entrega do registro ser demorado demais.
    Eu quero saber exatamente onde ou que espaço posso informar quem é o meu responsável.

    Atenciosamente,

    Larissa

    1. Larissa,

      É muito simples, no próprio campo de autor e de titular você informa:

      [seu nome completo] + cpf se tiver (menor de idade) RESPONSÁVEL [nome do responsável] + cpf

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  4. Olá, Organizei uma coletânea de diversos pensadores milenares e seculares, que já caíram em domínio público. Registrei na Biblioteca Nacional,

    Como organizadora posso registrar na Auctoris ?
    Obrigada.

    Claudia Pichani

  5. Olá Rudinei, Tenho um livro que quero publica na Amazon, porém, o autor utilizará um pseudônimo. Tenho uma editora que será a titular dos direitos autorais. Para fazer o registro na Avctoris, posso informar o pseudônimo? Ou sou obrigada a colocar o nome do autor?

    1. Vanessa,

      No registro é obrigatório o nome e documento real do autor, mas você pode incluir o pseudônimo da seguinte forma:

      Rudinei Modezejewski [DarKSide] – CPF 999.999.999-99

      Onde “DarKSide” seria o pseudônimo.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  6. Tentei registrar mas não consegui realizar o pagamento. Queria pagar via paypal, ou boleto mas a única opcão que me deram foi por cartão de crédito. Então ,quando fui fazer o pagamento pelo cartão, foi pedido um ID americano… desisti, muito complicado.

    1. Consegui concluir o registro. Eu me enganei; também serve o ID brasileiro. Porém, não foi possível pagar via paypal ou boleto.

      1. Larissa,

        Que bom que você conseguiu, quanto ao PayPal já está disponível, o boleto talvez não esteja disponível pra você por estar fora do Brasil, teríamos que analisar o caso individualmente para determinar a razão.

        Atenciosamente,

        Rudinei Modezejewski

  7. ola boa tarde (noite)
    pesquisando sobre registrar um livro pela internet vi seu site. gostaria de saber qual a diferença entre registrar uma obra na biblioteca nacional e com vocês?
    pelo q li nos comentários a biblioteca alem de cobrar muito é demorado demais.
    outra duvida: os livros que quero registrar estão em formato word, tudo bem?
    agradeço a atenção e fico no aguardo

    1. Roberto,

      Juridicamente não há muita diferença, tecnicamente nosso registro é mais rápido, seguro e fácil de ser utilizado no exterior, dado que ele é todo eletrônico e todas as tecnologias de segurança utilizadas são reconhecidas internacionalmente e são auditáveis.

      Como nosso registro é baseado nos formatos digitais (arquivos) o fato do seu registro estar em Word não interfere em nada, não é OBRIGATÓRIO, usar o formato PDF, é apenas SUGERIDO pois é mais fácil de ser aberto, mas pode ser qualquer formato digital.

      Lembro que é de sua ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE manter pelo menos uma cópia do original sem NENHUMA alteração, sem isso seu registro perde a validade.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  8. Posso registrar o meu livro aqui antes de fazer a revisão completa e profissional dele? Depois, tenho que registrar ele de novo pelas modificações feitas?

    1. Lucas,

      O ideal é registrar antes que a obra saia do seu computador para qualquer lugar, assim o risco de vazamento é zero. Se as alterações forem MUITO profundas, você terá que fazer um segundo registro, uma “atualização”, mas mantenha o primeiro registro, ele será o mais antigo, mas em geral alterações da revisão não mudam o contexto ou a história, portanto não há necessidade de um novo registro.

      Atenciosametne,

      Rudinei

  9. Posso registrar uma obra inacabada então? O que preciso encaminhar? E qual formato? Pode ser .docx? Aguardo…

    1. Carlos,

      Sim, pode ser QUALQUER formato, o sistema não diferencia, só RECOMENDAMOS o PDF porque é mais fácil de abrir, para os casos em que você precisar comprovar o registro, mas não é um formato obrigatório.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  10. Olá, eu fiz o registro, mas fiz confusão e acabei enviando três e-mails em cima do que recebi sobre o registro. Acredito que era para eu receber outro e-mail com o certificado definitivo, mas como ainda não recebi, gostaria de saber se fiz algo errado.

    1. Elberton,

      O problema é o GMail.

      Ele tem um bug, não consegue diferenciar o segundo e-mail do primeiro e, se estiver configurado para agrupar conversas (é a configuração padrão) ele esconde o nosso segundo e-mail, tornando quase impossível localizá-lo.

      Nesse caso basta solicitar (pelo e-mail sac[arroba]avctoris.com) uma segunda via, mas pedimos que aguarde pelo menos 24 horas após ter finalizado seu registro (respondendo o primeiro e-mail) pois quando identificamos que trata-se de um e-mail do GMail já encaminhamos uma segunda via.

      Com o encaminhamento (ENC:) o GMail não agrupa e daí fica fácil localizar o e-mail.

      Futuramente esse pedido de segunda via poderá ser feito diretamente no seu painel de controle (em desenvolvimento).

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  11. Como eu faço para registar um pseudónimo também. Afinal no livro vai esta o nome do meu pseudónimo.

  12. Ola…tenho algumas duvidas?

    No caso do pseudonimo, quando irei atrelar numa obra o mesmo tem direito, contra copia ou comercialização?

    Ou apenas INPI daria este direto?

    Outra pessoa pode usar o mesmo nome?
    Ex 2 livros com pseudônimo idênticos mas registrado em CPF’S diferente e ate comercializar?

    ou seja quais proteção teria neste caso.

    Desde já grato.

  13. Se eu fazer por aqui eu consigo publicar meu livro na amazon ou eu tenho que registrar ele na biblioteca Nacional?

    1. Patrícia,

      Até onde me lembro a Amazon não exige nenhum tipo de registro de direito autoral, mas, caso exija, pode ser o do Avctoris e dificilmente seria da BN, sendo a Amazon uma empresa americana eles poderiam pedir o registro no USCO (United States Copyright Office), mesmo assim, nosso registro seria suficiente.

      Se lhe pedirem ISBN é outra coisa, nesse caso só pode ser feito na BN e não tem NADA A VER com proteção de direito autoral.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  14. boa tarde, num livro que contém ilustrações quando realizado o registro eu só preciso de um arquivo digital do original ou uma cópia física?

    1. Michel,

      Vamos por partes:

      1 – As ilustrações também são suas? Caso sejam, sem problemas, pode registrar tudo junto, mas se são de terceiros recomendo cuidado pois você pode estar dividindo a autoria da obra de forma incorreta, nesse caso você deve analisar se o ilustrador é co-autor da obra ou se foi simplesmente terceirizado, no segundo caso as ilustrações devem ser registradas separadamente;

      2 – Nosso sistema não faz upload de nada, ele apenas “lê” seu arquivo e calcula o hashcode correspondente à ele e, respondendo sua pergunta, trabalhamos apenas com arquivos, não com material físico, nosso sistema dá validade legal ao seu arquivo e, junto com o certificado, constitui uma PROVA DE ANTERIORIDADE válida em juízo.

      Abraço!

      Rudinei

  15. Boa noite. Eu tenho umas obras no wattpad e gostaria de registrar. Mas é um livro adulto, contém cenas eróticas, palavrão, agressões, armas, drogas… enfim. Queria saber se posso registrar mesmo assim?

    1. Eita que vai me dar problema isso… Mas vamos lá…

      “Atoladinha V” (risos)

      Sim, pode registrar, não há nenhum tipo de censura ou restrição no direito autoral e muito menos na Avctoris, seja o conteúdo que for, pode registrar.

      Lembro que, outras leis proíbem apologia (incentivo) à crimes como estupro, pedofilia, tráfico, etc… Então tome cuidado para que os ilícitos sejam somente dos personagens, que sua obra não seja uma ferramenta para difundir e incentivar os crimes pois nesse caso, até mesmo o que já está publicado no Wattpad já é suficiente para lhe dar muitos problemas.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski (não atoladinho! rssss*)

  16. Estou finalizando um e-book para ser distribuído gratuitamente é necessário fazer registro? No caso daquela informação sobre direitos autorais (aquele que tem em todo livro), somo nós que criamos antes de mandar para o registro? teria algum modelo padrão?

    1. Silvana,

      Sempre é necessário, mesmo que seja para distribuição gratuita, falamos de autoria, não de aspectos comerciais, até porque não existe almoço grátis, se vai ser distribuído gratuitamente com certeza será em troca de algo, um cadastro, por exemplo.

      Agora pense na seguinte possibilidade:

      – Alguém faz o cadastro e recebe o ebook, daí cria uma página onde essa pessoa também dá o seu ebook gratuitamente, mas exigindo um cadastro com ela… Ou simplesmente distribui pra qualquer um, sem a necessidade de cadastro.

      É por isso que, até os “brindes” precisam ser protegidos.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

    1. Anna,

      Não recomendo, pois você terá que fazer pelo menos mais um registro quando terminar a obra, se pra você é indispensável publicar antes da conclusão, não tem jeito, tem que ir finalizando uma parte, registrar o trecho e publicar, mas se tiver como concluir e registrar a obra completa é muito mais econômico e prático.

      Só não recomendo publicar sem registro, isso é perigosíssimo!!!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  17. Boa tarde!

    Gostaria de saber se o valor continua o mesmo (R$24,97) e quais são os métodos de pagamento, por favor.

    1. Luiz,

      Sim o valor continua o mesmo e para registro on-line o pagamento pode ser por cartão de crédito ou PayPal, mas se quiser comprar PINS(créditos) antecipados pode pagar por boleto e, no caso dos PINs, pode comprar mais de um basta mudar a quantidade no formulário assim você pode comprar vários PINs e depois usá-los para fazer seus registros, como eles são pré-pagos você não precisará passar novamente pelo checkout e então seus registros poderão ser feitos com muito mais rapidez.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  18. Está registrando obras ainda? Tenho em romance para registrar, mas acho a BN muito burocrática. O romance tem mais de 400 páginas, vou gastar muito só para imprimir tudo como eles exigem. A taxa continua o mesmo valor? Só vale pagamento com cartão de crédito (pode ser cartão pré-pago)? O envio do livro é apenas digital (Word ou PDF)?

    1. Adorei o “ainda”… rssss*

      Sim, ainda estamos por aqui! E sim, somos muito melhores que a Biblioteca Nacional…
      Liberamos (novamente) o pagamento com boleto, mas pode ser cartão de crédito (pré ou pós) e PayPal também…
      Só lembre que, pagando por boleto, primeiro tem que esperar o boleto compensar, pra só depois processar seu registro e isso pode demorar até 3 DIAS ÚTEIS, conforme norma do BANCO CENTRAL, ok?

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  19. Olá, boa noite….

    Eu tenho vários contos de minha autoria e quero poder imprimir e vender eles, porém quero separar os contos por Coletâneas de livros, onde em cada vol. terá uma quantidade de contos. E além disso, eu também tenho um livro pronto que também quero registrar para vender.

    Perguntas: Na BN eu consigo registrar todos os contos de uma vez pelo mesmo valor (R$20,00), só que o prazo para envio do registro é o que está me desanimando. Com vocês como funciona a forma de registro? E o que é mais aconselhável a fazer: registrar todos os contos ou registrar a coletânea de contos?

    Att. J. Yuri….

    1. Yuri,

      No seu caso você pode agrupar todos em um volume e fazer um único registro, exceto caso queira proteger os títulos das coletâneas individualmente, nesse caso deverá agrupá-los da mesma forma que pretende lançar e fazer os registros separadamente, protegendo título e conteúdo.

      O que deverá ser feito individualmente para cada coletânea é o ISBN, mas isso não é conosco, a Avctoris não faz registro de ISBN.

      Lembrando que o ISBN não tem nada a ver com registro de direito autoral (copyright).

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  20. Olá, eu fiz a capa do meu livro e usei uma imagem de um banco de imagem. Posso registrá-la?

    1. Milla,

      Provavelmente não. Porém, se houve um trabalho relevante de edição/manipulação e a imagem é apenas um elemento (entre vários) e, se a licença do banco de imagens permitir obras derivadas, nesse caso seria possível.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  21. E tenho outra pergunta. Onde posso encontrar o arquivo do livro original que será certificado em caso de plágio? Ou é apenas um certificado que diz que escrevi “x livro”?

    1. Antoni,

      O arquivo fica com você, nosso sistema nãofaz upload do seu original, ele gera o hashcode correspondente ao seu original e inclui isso no certificado, assim, posteriormente é possível verificar se o arquivo que você “diz” que é o original realmente é, é uma prova AUDITÁVEL.

      Por isso você deve tomar o cuidado de manter uma cópia do original à salvo, se possível mais de uma e em mais de um tipo de mídia, assim se evita o risco de perder o original (que tornaria o registro nulo).

      E todo registro de copyght é uma prova de que você “DIZ” que escreveu o livro “X”, a natureza do direito autoral é DECLARATÓRIA, você declara e a gente valida a PROVA DE ANTERIORIDADE dessa declaração e vincula ela ao seu original, essa é a base de tudo.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  22. eu enviei o código do meu aplicativo e todos seus componentes em pdf para a Avctoris…isso significa que agora meu aplicativo está protegido ou era para mim ter enviado o .exe?

    1. Olá,

      Tudo bem? O mínimo que você precisa para registrar é o código, mas recomendamos incluir as principais telas (print), um texto explicativo sobre as funções do software e um fluxograma, quanto mais visual for o material, melhor.

      De forma alguma recomendamos usar o .exe para o registro.

      Ah, só pra lembrar, você nunca “envia” nada, nosso sistema não faz upload dos originais, não temos acesso à eles.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      1. Obrigado Rudinei Modezejewski, eu peguei os códigos do meu programa que são em 2 linguagens de programação e coloquei tudo em um único arquivo pdf e já pantentiei…não sei se fiz corretamente, já que não adicionei print e nem fluxograma já que o sistema é um assistente virtual e é muito grande….más em breve, irei patentiar ele novamente quando eu lançar uma nova atualização, e vou patentiar outros arquivos meus, estou muito satisfeitos pelo seus serviços e espero que continuem…já comentei desta empresa a meus amigos para também registrar seus arquivos.

        1. Oi, tudo bem?

          Só vamos combinar de falar em “registro” (porque direito autoral é registrado, patente é outra coisa), senão aparece algum “extremista-charope” e fica me enchendo o saco dizendo que eu disse que fazemos patente, etc… Já estraga meu café… rssss*

          Eu ADORO assistentes virtuais!!! Acompanho essa tecnologia desde de quando foi lançada a Sete Zoom, da Colgate!!!

          Obrigado pela confiança!

          Atenciosamente,

          Rudinei Modezejewski

          1. Boa noite! Gostaria de saber se após obter os direitos autorais do livro, poderei comercializar a obra.

          2. Carolina,

            Ficou meio confusa a pergunta, mas eu suponho que “obter” é “registrar” e “comercializar a obra” seja “vender seu livro” em plataformas digitais ou impresso, nesse caso a resposta é sim.

            Atenciosamente,

            Rudinei Modezejewski

      2. Gostaria aqui de mencionar o fato de que realmente está empresa é confiável e muito segura, precisei do documento de autoria do meu software na hotmart para comprovar que sou o criador, e graças esse registro consegui a liberação para vendas na plataforma em menos de 24 horas.

  23. com o registro feito aqui com vocês me possibilita publicar meu livro em empresas como a amazon, por exemplo, que exigem registro?

  24. Olá. Gostaria de saber se vocês também fazem o registro de direito autoral de personagens para ilustração de livros.

  25. Olá Rudinei!
    Estou esperando algumas ilustrações para registrar o livro. Após isso, posso registrar o livro, em PDF, já com as ilustrações inseridas? No caso eu estou comprando as ilustrações, mas devo citar no livro “Ilustrações de Fulano de Tal”. Posso fazer isso?

    1. Ricardo,

      Se você “encomendou” as ilustrações, o ilustrador é que deve te entregar elas JÁ REGISTRADAS, ele como autor (Direitos Morais) e você como titular dos Direitos Patrimoniais.

      Você DEVE mencionar a autoria dele no livro publicado (ou ebook) mas para o REGISTRO recomendo não incluir as ilustrações e explico o motivo:

      – Registrando elas junto com seu texto você está colocando o ilustrador em uma posição de CO-AUTOR do livro quando, na verdade, pelo que você comentou, ele foi terceirizado e não é, de fato, co-autor da obra completa.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejeski

  26. Boa tarde, tenho um e-book para lançar, seria interessante registá-lo ou e-book não precisa de registro? Obrigado.

    1. Lucas,

      Não entendi sua dúvida. Um ebook é menos livro? É um direito autoral inferior? Não pode ser impresso? E mesmo que nunca seja impresso, não merece ser protegido?

      Muitos de nossos clientes (muitos mesmo!) registraram seus ebooks conosco e até já retiramos do ar sites que ofereciam ebooks de clientes para download (pirataria), inclusive na China (Alibaba Host).

      Acho que está respondido, né? Vai lá, registra logo antes que alguém roube seu ebook!!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      1. Olá, tudo bem?

        Vi que você disse que o registro no Avctoris é, perante a lei, quase igual ao da BN, com poucas diferenças.

        Resumidamente, quais seriam estas diferenças? E é certeza de que elas não influenciariam negativamente na proteção do livro em relação à possibilidade de lançá-lo pelo BN? Digo: Meu livro será tão protegido como o do BN ou tal proteção pode ser inferior? Esta é a preocupação.

        Grato!

        1. Lucas,

          Eu não disse que são poucas diferenças, são muitas e o nosso registro é MUITO melhor. Em linhas gerais, qualquer registro de direito autoral (na verdade PROVA DE ANTERIORIDADE), desde que tenha os requisitos MÍNIMOS para ser válida em juízo, tem o mesmo valor legal, porém, o formato, tecnologias usadas, etc… tornam o registro mais simples de usar ou não, no nosso caso, usamos várias tecnologias (mais de 10 itens de segurança) que, por exemplo, tornam nosso certificado IMPOSSÍVEL de ser falsificado.

          Já o da BN já deu até matéria no Fantástico mostrando como é fácil falsificar (procure pelo caso do Padre Marcelo Rossi), tenho que fazer um post ou vídeo falando das diferenças, mas são TANTAS que só de pensar dá preguiça…

          Enfim, o nosso registro é rápido, on-line, seguro, inviolável, auditável e por usar tecnologias já conhecidas e aceitas em tribunais do mundo todo, além de atender os requisitos de 3 tratados internacionais, tem características ÚNICAS.

          Quando se fala de “provas”, ao contrário do design, onde “menos é mais”, mais é mais e melhor!

          Atenciosamente,

          Rudinei Modezejewski

  27. Esse registro me deixa realmente seguro como autor da minha obra ou a brechas, e quanto custa?

    1. Thellison,

      Se você REALMENTE é o autor, o registro (que de fato é uma PROVA DE ANTERIORIDADE) garante seus direitos, mas não de forma automática, ou seja, se houver um caso de pirataria ou plágio, você deverá usar o registro como instrumento para preservar seus direitos.

      E claro, o registro não é uma garantia de que você não cometeu plágio, então, se outra pessoa tiver uma prova de anterioridade mais antiga ele será reconhecido como autor.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

    1. Rafaela,

      Recomendamos que o registro seja feito antes de repassar a obra a terceiros, por segurança. Se a revisão identificar alterações gramaticais ou de pontuação não são alterações tão profundas que invalidem o registro da obra “bruta”, mas se quiser você pode fazer um segundo registro da obra revisada.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  28. Se eu quiser escrever um livro mas assinar usando um pseudônimo, muda alguma coisa? Aliás, como funciona quando decidimos usar um pseudônimo? Precisa registrar em algum lugar ou é só sair assinando?

    1. Helio,

      Métodos não tem direito autoral ou patente, você pode registrar o material didático (sim, pode fazer um único registro) e o ebook (separado do material didático), opcionalmente você pode verificar se a MARCA pode ser registrada no INPI, muitos “métodos” que se dizem “registrados” na verdade tem o registro da MARCA, por exemplo (em outro segmento, mas é o que me vem na cabeça agora): ZUMBA e CROSSFIT são marcas registradas.

      Se quiser verificar se a MARCA do seu método está disponível para registro, visite este link e peça uma pesquisa grátis.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

    1. Como eu disse, o método não tem proteção, sobre a marca, se você tem um logotipo pode proteger o layout dele na Avctoris, mas isso não exclui a necessidade de registro da marca no INPI, só aumenta a proteção do logotipo para outros segmentos (veja mais aqui)

      E você pode proteger o material didático/ebook no nosso site pois são cobertos pelo direito autoral.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezewski

  29. Oi, no caso os 25 reais é pago uma única vez, e além desse registro eu possofazer outro, por Blockchainpara ter mais segurança? Se puder me responder agradeço.

    1. João,

      Sim o pagamento é único. Desculpe mas quando você fala em fazer um registro por “blockchain” para ter “maior segurança” me dá um acesso de riso. Eu sei “onde” você está falando e estamos aqui, sentadinhos esperando dar “m” nessa bobagem, enfim, só temos que esperar mesmo.

      Se você quiser fazer um registro posterior, adicional, para ter uma segunda prova de anterioridade, sei lá, faça no Copyright Office dos EUA, se é pra comparar nosso registro com outro qualquer que pelo menos seja com um que preste e que REALMENTE tenha valor legal, assim como o nosso.

      Abraço e sucesso com seu livro!

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

      1. Muito obrigado por tirar minhas dúvidas, ótima explicação, farei hoje o registro com vocês, muito obrigado novamente, e muito sucesso.

  30. Oi, eu fiz o registro e recebi todos os arquivos porém, mais tarde fui revisar meu ebook e ele estava meio desorganizado, pois na edição esqueci de arrumar um pedacinho dele, nesse caso eu preciso fazer outro registro?

    1. João,

      Nesse caso é você quem vai determinar se é necessário outro registro ou não, não conhecemos a obra, mas você conhece muito bem, então se essa “desorganização” for mesmo pequena e não prejudique significativamente a compreensão da obra, eu diria que não é necessário um novo registro, mas, se prejudica, melhor fazer um novo registro bem rápido e manter AMBOS, vai que nesse intervalo alguém teve acesso ao seu original, né?

      Não vale a pena arriscar.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  31. Boas explicações , mas tenho ainda algumas dúvidas: por que o preço é tão menor que o normalmente utilizado para registro do copyright? Tenho isbn de alguns livros já, preciso registrar o copyright? Gostaria de registrar meus pseudônimos e não ter que revelar minha identidade civil na obra nem na divulgação, é possível (conforme tencionava J.K Rowling visto que o universo criado por ela com esse nome diferenciava em muito do outro que ela começou a criar)?

    1. Cristina, tudo bem?

      Não nos pautamos pelos preços dos outros, mas se você comparar nosso preço com órgãos ou empresas que fazem registro similar, estamos “na média”, nos EUA eu acho que custa uns 30 dólares, na BN a partir de R$ 20,00 e por aí vai, tem uma empresa da Austrália que cobra $124 dólares australianos (não sei quanto dá isso em Reais) e um órgão Suíço cobra 40 Francos Suíços (dá uns R$ 120,00).

      Agora, se você comparar com um escritório de propriedade intelectual que realiza uma consultoria, etc… o preço pode chegar a R$ 3.000,00 mas não cabe comparar, porque é o mesmo que comparar o custo de fazer um procedimento num órgão público qualquer e pagar só a taxa ou pagar para um profissional fazer o trabalho por você, essa comparação é injusta porque nesse caso há o custo do profissional que varia muito, conforme a localização, experiência, renome, etc…

      Você pode incluir no registro seu pseudônimo, pra isso basta colocá-lo [assim] ao lado do seu nome no nosso formulário, por exemplo:

      Rudinei Modezejewski [Mestre dos Magos]

      Mas no certificado PRECISAM constar seus dados reais.

      Aproveito para lembrar que ISBN não tem nada a ver com registro de copyright, tanto que para fazer o ISBN você não precisa apresentar em nenhum lugar o conteúdo da obra, só informar a quantidade de páginas.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

    1. Leda,

      Não sei se entendi direito, mas o meio (físico ou não) não influencia na proteção, se você registrou seu livro, tanto faz como ele será publicado ou compartilhado, pode ser impresso, ebook, Whattpad, enfim, tanto faz a proteção é a mesma e você só precisa registrar uma vez.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  32. Onde e como é feito para poder eu encontrar o registro da minha obra literária no acervo cultural do país sendo que registrei pela Avctoris?
    Por gentileza me auxilie nisso!
    Pois gostaria de saber se a minha obra se encontra confirmada lá!
    E qual seria o meu ISBN?
    Me dê um EXEMPLO.

    1. Gleidson,

      Esse registro no “acervo cultural” tem outro nome, não me lembro agora, mas não é feito por nós é aquela cópia da obra que vai para um acervo público, acho que se chama publicação legal ou algo similar, realmente não lembro agora, ISBN também não, o ISBN é uma convenção comercial, nosso registro é de direito autoral, ou seja a proteção da obra para licenciamentos, para protegê-lo em caso de plágio, etc… é a proteção do CONTEÚDO.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

  33. Olá, bom dia! Fiz as capas dos meus livros no Canvas. Inseri duas fotos preexistentes do aplicativo, realizei artes de transparências e efeitos. Enfim, ao encaminhar meu ebook posso inserir essas capas, juntamente com o texto? Ficarão protegidos juntamente com o conteúdo escrito?

    1. Camilla,

      Não recomendo incluir, primeiro porque você não fez praticamente nenhuma edição que justifique a autoria, segundo que você não mencionou se é conta paga ou free e acho que tem diferença na licença, aliás, nem sei se a licença “pró” permite obra derivada, tudo isso precisaria ser analisado, na dúvida, melhor não incluir.

      Atenciosamente,

      Rudinei Modezejewski

Comments are closed.