A proteção de um slogan é diretamente proporcional à sua ORIGINALIDADE, então, registrar um slogan como direito autoral merece alguns cuidados para não ser perda de tempo e de dinheiro.
Vamos lá… Uma vez me procuraram para registrar um slogan que poderia até ser funcional para a empresa, mas tinha pouca chance de ser considerado original o suficiente para merecer exclusividade, não vou citar exatamente qual era o slogan, mas pense em algo como “descubra algo novo”.
Não é uma questão de gostar ou não, tem um monte de slogan que eu acho idiota, mas é original assim como tem os que são idiotas e sem originalidade nenhuma, como “só… é…” daí você completa como quiser:
Só SEDEX é SEDEX
Só TODDY é TODDY
Só [qualquer coisa] é [qualquer coisa].
É um “slogan” genérico, praticamente um “template” que pode ser usado para qualquer coisa e NÃO IDENTIFICA nenhuma delas, não é PERSONALÍSSIMO, tem pouca [ou nenhuma] chance de ser considerado original o suficiente para merecer exclusividade, então mesmo que você registre (conosco ou em qualquer outro lugar, inclusive no USCO) quando questionar uma eventual “cópia” na justiça, vai perder o processo, aliás, como já aconteceu várias vezes, há centenas de processos envolvendo slogans e títulos de obras em que, por falta de originalidade, não deram em nada.
Achei uma lista que eu não concordo 100%, mas tem uns exemplos EMBLEMÁTICOS.
Denorex – Parece, mas não é. (esse é tão bom que virou gíria!)
Dumond – O primeiro a cada segundo
Doril – Tomou Doril a dor sumiu
Skol – A cerveja que desce redondo
Podemos acrescentar umas internacionais:
Nike: “Just Do It”
L’Oréal: “Because You’re Worth It” (Porquê você merece)
MasterCard: “There are some things money can’t buy. For everything else, there’s MasterCard.” (Há algumas coisas que o dinheiro não compra. Para todo o resto, MasterCard)
Notou a diferença? São slogans PERSONALÍSSIMOS, você ouve o slogan e imediatamente associa àquela MARCA.
Essa característica de ORIGINALIDADE (pode chamar de pessoalidade) é que eu não vi nesse exemplo, “descubra algo novo” pode ser um slogan para um site de viagens, uma companhia aérea, uma agência de viagens, um smartphone, um hotel, um monte de coisas, aliás, a maioria delas, na minha opinião PESSOAL (agora sim, falo de gosto), ligadas mais à turismo, mas pode ser até um canal da TV à cabo: “Discovery – Descubra algo novo!”
Daí você deve estar curioso, afinal, para qual segmento esse slogan seria usado?
Então, se o seu slogan pode ser considerado PERSONALÍSSIMO ele merece ser registrado, nesse caso podemos registrá-lo como DIREITO AUTORAL.